APOSTOLADOS | SEMENTES DO VERBO
Vocacional
da Família Sementes do Verbo
Na trilha do
Discernimento
Dentre os diversos retiros que a Comunidade oferece, o retiro “Senhor, o que queres que eu faça? (At 22,10)” é uma experiência especialmente direcionada a quem deseja discernir a vontade do Pai em relação à própria vida e missão.
Mais do que um momento de recolhimento, é um verdadeiro tempo de silêncio, oração e escuta interior, no qual os participantes são convidados a abrir o coração para ouvir aquilo que vem diretamente do Coração do Pai.
Também se recomenda a participação de outros retiros da Comunidade para que, aos poucos, se estreitem os laços com a casa de missão frequentada, assim como o próprio Carisma Fundador.
1°
Retiro de
Discernimento
O acompanhamento espiritual é uma graça indispensável para aquele que tem o desejo de trilhar um caminho com a Comunidade. É neste processo que, como um jardineiro, o acompanhador espiritual ajuda no preparo da terra do coração do candidato para receber da parte de Deus a semente da sua própria vocação e o preparar para a próxima etapa, que é o Ano Sabático.
2°
Acompanhamento
Espiritual
3°
Ano Sabático
O Ano Sabático é um período de nove meses, vivido no seio da Comunidade, com o propósito de gestar a vocação de cada participante. O objetivo do Ano Sabático não é ingressar na Comunidade Sementes do Verbo, mas verdadeiramente ouvir da parte de Deus onde, como e onde o Senhor espera que frutifiquemos na Igreja.
Pode acontecer neste tempo que o próprio participante perceba que não é chamado a este Carisma, mas em outro lugar na Igreja; assim como pode ser confirmado no Carisma Sementes do Verbo pela própria Comunidade. Em ambas as situações, só será possível fazer um discernimento a partir de um mergulho na Palavra de Deus, no acompanhamento espiritual, na vida missionária e na própria história de cada um, onde o Senhor aos poucos vai clarificando.
Mantenha um
Coração Aberto!
Muitas vezes, ao entrar no processo de discernimento vocacional o candidato se desanima ao identificar que aquilo que é chamado não corresponde às suas expectativas. Por isso, é preciso manter um coração aberto para acolher o plano de amor de Deus que, muitas vezes, passa por vias que nunca imaginamos.
Em todo caso, é preciso avançar além do medo e da preocupação, tendo em vista que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28) e buscam fazer a Sua vontade.
Os desejos santos crescem com a demora; mas se diminuem com o adiamento, não são desejos autênticos.
(São Gregório Magno)
Um Caminho de
ESCUTA
Discernir um possível chamado à vida em comunidade é um caminho que exige profundidade, sinceridade e escuta atenta à voz de Deus. A Comunidade Sementes do Verbo, como qualquer forma de consagração de vida autêntica, não é apenas um estilo de vida ou um projeto pessoal, mas uma resposta livre e amorosa a uma vocação específica que nasce de um chamado divino.
Tal escolha não pode ser feita
com base apenas em
sentimentos passageiros
ou em idealizações,
mas precisa ser fruto
de um processo sério
de discernimento espiritual,
vivido em companhia
da própria Comunidade.
Esse discernimento pede que se mergulhe profundamente na escuta de Deus e também no conhecimento de si mesmo. Como ensina o Papa Francisco, conhecer-se exige um “paciente trabalho de escavação interior”, onde é necessário parar, observar e tomar consciência dos próprios desejos, motivações e inclinações.
Nesse processo, é fundamental identificar dois desejos:
1°
O desejo de
DEUS
O desejo de Deus que se revela generosamente quando abrimos espaço para Ele.
2°
O desejo do nosso
CORAÇÃO
E o desejo mais profundo do nosso coração, muitas vezes encoberto por ruídos, desejos secundários e feridas não reconhecidas.
"requer uma
VOCAÇÃO
CONCRETA"
Entrar na Comunidade Sementes do Verbo requer, portanto, a graça de uma vocação concreta e o reconhecimento de um chamado comum ao carisma fundador. Só a partir dessa escuta atenta e desse discernimento honesto é possível verificar se há, de fato, um chamado pessoal a integrar-se nessa missão da Igreja.
“Cada membro do corpo comunitário é chamado a ser consagrado à Comunidade, isto é, tornar-se disponível e livre, separado para a obra de Deus, através da Comunidade.”
(Diácono Georges Bonneval, Fundador da Comunidade Sementes do Verbo)