ESTADOS DE VIDA | SEMENTES DO VERBOVida Consagrada Feminina
“Desde o seio materno o Senhor me chamou, desde o ventre de minha mãe
pronunciou o meu nome. De minha boca fez uma espada cortante,
abrigou-me à sombra da Sua mão.” (Is 49,1-2)
A Consagração Virginal é
Um Chamado de Deus!
Um carisma que a comunidade acolhe com alegria e ação de graças. É uma vocação que parte da história de um desejo, de uma sede, que tem como fonte o Batismo. A sua força e a sua chama é a Eucaristia.” A Consagrada é uma irmã como os outros, que aceitou um dia dar a sua vida e toda a sua pessoa Àquele que a amou e que Se entregou por ela. Quanto mais ela se deixa configurar a Cristo, tanto mais O torna presente e agindo no mundo, em vista da salvação dos homens.
Assista o vídeo
"Primeiros Votos
Testemunhos e Sentido da Consagração"
As Irmãs Consagradas anunciam, pelo testemunho do seu celibato virginal, O REINO QUE HÁ DE VIR, ao qual todo ser humano é chamado: a vida eterna e a glória do Reino. Elas preparam e mostram desde já, a vocação definitiva de todo filho de Deus.
A Corda
Tripla
A Vida Consagrada é sustentada e elevada por uma Corda Tripla muito autêntica e original,
verdadeiro trampolim e ponte que liga Céu e Terra:
Corda da Trindade
Entre uma misteriosa atração e ardente desejo pela total consagração; um caminho de crescimento, cura, libertação e amadurecimento até aos votos perpétuos e à consagração das Virgens! Chamadas pelo Pai à Consagração ao Verbo, através da Sequela Christi na graça do Espírito Santo.
Corda da Missão
Para a Vida do Mundo através dos três Conselhos Evangélicos: Pobreza, Castidade e Obediência, triplo exorcismo dos ídolos deste mundo… “que são laços que asseguram a solidez a um Amor maior” para amar com tudo o que temos, somos e podemos, inaugurando assim um novo estilo de vida: as Bem-Aventuranças!
Corda da Trindade
Envolvida por uma multidão de Santos que nos precedem na alegria de uma vida inteiramente consagrada à Trindade! A Virgem Maria, abrindo este cortejo das virgens, que nas suas sete dores nos ensina o caminho de nada recusar a Deus e de acolher cada dor, como um degrau neste caminho-escola da fecundidade virginal e maternidade espiritual. A paternidade de São José, Pai das Virgens que nos ensina a guardar o Verbo, no seio da nossa família espiritual, para ao mundo anunciá-Lo! Nossas Santas Padroeiras e de todos os santos e santas que providencialmente nos ensinam a consagrar nossas vidas até ao fim, esperando um único prêmio: Céu e almas!
Consagradas ao
Espírito Santo
A vida consagrada nasce do batismo, pois prolonga e torna mais visível a consagração batismal. Ela é um “algo a mais”: uma existência transformada em Cristo, que só pode realizar-se mediante um chamado particular e um dom especial do Espírito Santo. O consagrado, apesar da sua fragilidade humana, é eleito para ser uma imagem viva e transparente de Cristo, conformando-se progressivamente a Ele, até tornar-se um sacramento vivo da Sua presença no meio do mundo.
Não é um
Privilégio
se cumpre pela ação
do espírito
Mas essa vocação só se cumpre pela efusão e pela ação do Espírito Santo, que santifica e diviniza a humanidade.
Um Chamado apartir do
Encontro com Cristo
Muitos consagrados reconhecem sua vocação no seguimento de um encontro pessoal com Cristo ou de uma experiência de renovação no Espírito, que despertam um novo amor por Deus e pela Igreja, esposa de Cristo. No coração da Igreja, que é mistério de comunhão, os consagrados têm a missão de testemunhar essa comunhão, mostrando ao mundo a Igreja animada pelo Espírito Santo. Pois Ele é o princípio de unidade e amor — o Ágape divino que une as pessoas e faz da vida consagrada um sinal vivo da comunhão de Deus com a humanidade.
O itinerário vocacional para a Vida Consagrada na Comunidade é composto por etapas formativas progressivas, destinadas ao discernimento, à formação integral e à verificação do chamado, em conformidade com o carisma e em comunhão com a Igreja.
O caminho da
Consagração
1. ETAPA DO ANO SABÁTICO
Na primeira fase formativa ofertada pelo nosso Carisma, para além dos Retiros, Festivais e Casas de Aliança, a Escola do Ano Sabático faz parte dos importantes instrumentos de discernimento e formação de vocações para a Igreja. Um verdadeiro celeiro de vocações consagradas, onde se vive, durante nove meses, o discernimento vocacional do estado de vida e da família espiritual na qual a pessoa é chamada a dar toda a sua vida. Para os que são chamados ao Carisma Sementes do Verbo o estado de vida é verificado na complementaridade aos outros estados de vida, entendendo o valor do tempo que nos é dado para amadurecer e verificar as verdadeiras motivações.
2. ETAPA DA VIDA COMUNITÁRIA
Nesta etapa é verificada a pertença ao Carisma Sementes do Verbo e trabalhada a maturidade humana e vocacional. Aprender a amar e a servir a Deus através da Igreja, dos serviços mais simples como das mais entusiasmantes missões, no seio de uma família plurivocacional, onde todos são chamados à santidade.
3. ADMISSÃO AO CAMINHO FORMATIVO DA VIDA CONSAGRADA
Na primeira fase formativa específica à vida consagrada, são trabalhados os aspectos da vida humana e dos conselhos evangélicos, a fim de crescer como mulheres consagradas a Deus, chamadas à santidade, numa grande simplicidade fraterna, atentas aos mais pobres e aprofundando-se no carisma fundador. Após esse caminho a candidata é admitida ao noviciado com o recebimento do pré-hábito, entrando num discernimento mais aprofundado da sua vocação. Após percorrer este caminho formativo professa seus primeiros votos com a tomada de hábito.
4. CONTINUIDADE DOS VOTOS
Após os primeiros votos (1 ano) seguem-se as etapas de votos temporários (3 anos) e votos perpétuos.
O Hábito
Sementes do Verbo
O hábito anuncia e é sinal de que a pessoa é consagrada, reservada a um Esposo Único: Cristo. O hábito dos consagrados cobre a pessoa inteira, a sua vida está escondida em Cristo.
A Consagração das
VIRGENS
As irmãs já consagradas de forma perpétua na Comunidade podem também desejar viver a Consagração na Ordem das virgens, que é uma das formas de consagração mais antigas na Igreja, e que é também vivida pela comunidade. A oferenda da virgem consagrada revela a sua identidade e seu testemunho a partir da totalidade do dom da sua vida, que é comparável a um autêntico holocausto.




