ESTADOS DE VIDA | SEMENTES DO VERBOVida Consagrada Feminina
“Desde o seio materno o Senhor me chamou, desde o ventre de minha mãe
pronunciou o meu nome. De minha boca fez uma espada cortante,
abrigou-me à sombra da Sua mão.” (Is 49,1-2)
"A consagração virginal é um chamado de Deus
um carisma que a comunidade acolhe com alegria e ação de graças.
É uma vocação que parte da história de um desejo,
de uma sede, que tem como fonte o Batismo.
A sua força e a sua chama é a Eucaristia.“

A Consagrada é uma irmã como os outros, que aceitou um dia dar a sua vida e toda a sua pessoa Àquele que a amou e que Se entregou por ela. Quanto mais ela se deixa configurar a Cristo, tanto mais O torna presente e agindo no mundo, em vista da salvação dos homens.
Testemunho dos primeiros votos
experiência e sentido da consagração
As Irmãs Consagradas anunciam, pelo testemunho do seu celibato virginal,
o Reino que há de vir, ao qual todo ser humano é chamado: a vida eterna
e a glória do Reino. Elas preparam e mostram desde já,
a vocação definitiva de todo filho de Deus.
A Corda Tripla
A Vida Consagrada é sustentada e elevada por uma Corda Tripla muito autêntica e original,
verdadeiro trampolim e ponte que liga Céu e Terra:
Corda Tripla da Trindade
Entre uma misteriosa atração e ardente desejo pela total consagração; um caminho de crescimento, cura, libertação e amadurecimento até aos votos perpétuos e à consagração das Virgens! Chamadas pelo Pai à Consagração ao Verbo, através da Sequela Christi na graça do Espírito Santo.
Corda Tripla da Missão
Para a Vida do Mundo através dos três Conselhos Evangélicos: Pobreza, Castidade e Obediência, triplo exorcismo dos ídolos deste mundo… “que são laços que asseguram a solidez a um Amor maior” para amar com tudo o que temos, somos e podemos, inaugurando assim um novo estilo de vida: as Bem-Aventuranças!
Corda Tripla do Céu...
Envolvida por uma multidão de Santos que nos precedem na alegria de uma vida inteiramente consagrada à Trindade! A Virgem Maria, abrindo este cortejo das virgens, que nas suas sete dores nos ensina o caminho de nada recusar a Deus e de acolher cada dor, como um degrau neste caminho-escola da fecundidade virginal e maternidade espiritual. A paternidade de São José, Pai das Virgens que nos ensina a guardar o Verbo, no seio da nossa família espiritual, para ao mundo anunciá-Lo! A Sagrada Família que nos introduz na Escola da Alegria dolorosa das nossas Santas Padroeiras: Maria Madalena, Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Madre Teresa de Calcutá, e de todos os santos e santas que providencialmente nos ensinam a consagrar nossas vidas até ao fim, esperando um único prêmio: Céu e almas!
Consagradas ao Espírito Santo
A vida consagrada nasce do batismo, pois prolonga e torna mais visível a consagração batismal. Ela é um “algo a mais”: uma existência transformada em Cristo, que só pode realizar-se mediante um chamado particular e um dom especial do Espírito Santo. O consagrado, apesar da sua fragilidade humana, é eleito para ser uma imagem viva e transparente de Cristo, conformando-se progressivamente a Ele, até tornar-se um sacramento vivo da Sua presença no meio do mundo.
Um Chamado
para Todos
A consagração, porém, não é privilégio apenas de alguns: todo ser humano, criado e eleito em Cristo desde antes da fundação do mundo, é chamado à santidade, a participar da vida divina. Mas essa vocação só se cumpre pela efusão e pela ação do Espírito Santo, que santifica e diviniza a humanidade.
Muitos consagrados reconhecem sua vocação no seguimento de um encontro pessoal com Cristo ou de uma experiência de renovação no Espírito, que despertam um novo amor por Deus e pela Igreja, esposa de Cristo
Missão Eclesial
No coração da Igreja, que é mistério de comunhão, os consagrados têm a missão de testemunhar essa comunhão, mostrando ao mundo a Igreja animada pelo Espírito Santo. Pois Ele é o princípio de unidade e amor — o Ágape divino que une as pessoas e faz da vida consagrada um sinal vivo da comunhão de Deus com a humanidade.
O Caminho da Consagração
ETAPA DO ANO SABÁTICO
Na primeira fase formativa ofertada pelo nosso Carisma, para além dos Retiros, Festivais e Casas de Aliança, a Escola do Ano Sabático faz parte dos importantes instrumentos de discernimento e formação de vocações para a Igreja. Um verdadeiro celeiro de vocações consagradas, onde se vive, durante nove meses, o discernimento vocacional do estado de vida e da família espiritual na qual a pessoa é chamada a dar toda a sua vida. Para os que são chamados ao Carisma Sementes do Verbo o estado de vida é verificado na complementaridade aos outros estados de vida, entendendo o valor do tempo que nos é dado para amadurecer e verificar as verdadeiras motivações.
ETAPA DA VIDA COMUNITÁRIA
Nesta etapa é verificada a pertença ao Carisma Sementes do Verbo e trabalhada a maturidade humana e vocacional. Aprender a amar e a servir a Deus através da Igreja, dos serviços mais simples como das mais entusiasmantes missões, no seio de uma família plurivocacional, onde todos são chamados à santidade.
ADMISSÃO AO CAMINHO FORMATIVO DA VIDA CONSAGRADA
Na primeira fase formativa específica à vida consagrada, são trabalhados os aspectos da vida humana e dos conselhos evangélicos, a fim de crescer como mulheres consagradas a Deus, chamadas à santidade, numa grande simplicidade fraterna, atentas aos mais pobres e aprofundando-se no carisma fundador. Após esse caminho a candidata é admitida ao noviciado com o recebimento do pré-hábito, entrando num discernimento mais aprofundado da sua vocação. Após percorrer este caminho formativo professa seus primeiros votos com a tomada de hábito.
CONTINUIDADE DOS VOTOS
Após os primeiros votos (1 ano) seguem-se as etapas de votos temporários (3 anos) e votos perpétuos.
O Hábito
Sementes do Verbo
O hábito anuncia e é sinal de que a pessoa é consagrada, reservada a um Esposo Único: Cristo. O hábito dos consagrados cobre a pessoa inteira, a sua vida está escondida em Cristo.
Consagração das Virgens
As irmãs já consagradas de forma perpétua na Comunidade podem também desejar viver a Consagração na Ordem das virgens, que é uma das formas de consagração mais antigas na Igreja, e que é também vivida pela comunidade. A oferenda da virgem consagrada revela a sua identidade e seu testemunho a partir da totalidade do dom da sua vida, que é comparável a um autêntico holocausto.




