A Trezena de São Sebastião, padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, teve início no dia 7 de janeiro e foi concluída no dia 19. Hoje, dia 20 de janeiro, é celebrada a festa litúrgica do padroeiro.

Desde 2015, a Trezena de São Sebastião é celebrada anualmente sob a condução do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Cardeal Tempesta. De forma incansável, acompanhado da réplica da imagem do santo, Dom Orani percorre todos os cantos da cidade, passando pelos 12 vicariatos da Arquidiocese, anunciando a Palavra de Deus, reacendendo a chama do Espírito Santo nos corações dos que mais necessitavam e incentivando o povo a viver na esperança, na caridade e na vida missionária.

A comunidade acompanhou diariamente essa missão, oferecendo suporte na liturgia, na animação e na condução de momentos de oração, terços, celebrações e da Santa Missa. Uma missão que vive “lançar a semente do Verbo” nas ruas, hospitais, órgãos públicos e em todas as oportunidades que se apresentarem.

Prêmio Nossa Senhora da Penha de Cultura

No dia 19 de janeiro, realizou-se, pela primeira vez, o Prêmio Nossa Senhora da Penha de Cultura, com o objetivo de incentivar a criação da Pastoral da Cultura nas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A cerimônia ocorreu no Edifício São João Paulo II e contou com a presença do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que realizou a entrega das homenagens.

As premiações expressaram o desejo da Arquidiocese de valorizar a vocação cristã vivida na catequese, na comunicação, no teatro, na juventude, na arte, na cultura e na ação social. Cada prêmio apontou para a missão evangelizadora da Igreja.

A Comunidade foi homenageada na categoria Projeto de Evangelização, com o tema: “Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho” (Mt 28,19). Evangelizar foi reconhecido como a razão de ser da Igreja, e cada projeto, iniciativa e ação eclesial nasceu desse mandato de Cristo. O prêmio reconheceu projetos criativos, organizados e fiéis à missão primordial da Igreja de ser missionária, destacando a clareza e o testemunho da missão da Comunidade Sementes do Verbo.

Padre Tiago e Irmã Maria Clara representaram a Comunidade na cerimônia. Na ocasião, Padre Tiago, pároco da Paróquia Dom Bosco, afirmou que “evangelizar é encontrar as sementes do Verbo escondidas nos corações; elas já estão lá, e é preciso encontrá-las e fazê-las amadurecer”.

Irmã Maria Clara, responsável pela casa em Santa Teresa, destacou que a “A nossa alegria é servir a Deus e a Igreja, vale a pena dar a vida, vale a pena dar tudo pela evangelização.”

 

Premiados:

  • Serviço à Igreja do Rio de Janeiro: Fernanda Velasco

  • Excelência em Música Litúrgica: Maestro Marcos Paulo

  • Cantora Católica: Marcelle Rocha

  • Coro Católico: Coral Arquidiocesano

  • Banda ou Grupo Musical Católico: Banda Solo Sagrado

  • Projeto de Evangelização: Comunidade Sementes do Verbo

  • Projeto Social ou Missionário: ASM – Orquestra Sinfônica Jovem Residente da PUC-Rio

  • Comunicador ou Influenciador Católico: Movimento Fé em Festa

  • Catequista ou Formador: Dom Catelan

  • Destaque Jovem da Igreja: Lucas, coordenador do MEJ

  • Mérito Cultural e Patrimônio Religioso: Padre Silmar

  • Arte Sacra e Produção Cultural Católica: Cantata de Natal (Provedor da Irmandade da Penha, Sr. Ilídio)

0 0 votos
Classificação do Artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recentes
Mais artigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários