Retiro Anual da Vida Consagrada Internacional reúne missionários de seis países em Portugal
Neste Ano Santo da Esperança, o Retiro Anual da Vida Consagrada — que ocorre todos os anos no Brasil e na Europa — foi realizado de forma única e reuniu consagrados do Brasil, África, Canadá, Itália, Bélgica e Portugal. Entre os dias 12 a 21 de junho, cerca de 80 consagrados, noviços e aspirantes participaram presencialmente do retiro em Évora, Portugal, que teve como tema “Divinização das Almas e Matrimônio Espiritual.” Os demais consagrados, espalhados pelo mundo, acompanharam o retiro de forma online. Tivemos a presença dos Fundadores Diácono Georges e Marie Josette, a Moderadora Geral Irmã Maria Sarah e a Formadora Geral Irmã Cecília. O retiro teve como base o livro Caminho de Perfeição, de Teresa D´Ávila.
Uma das primeiras celebrações que foi vivida no Retiro Anual da Vida Consagrada foram os engajamentos comunitários, celebrada no dia (17) na Igreja dos Agostinianos em Vila Viçosa. A celebração foi presidida pelo cônego Silvestre Marques, postulador da causa de Chiara Lubich. Houve 18 novos engajamentos. Cinco jovens fizeram seus primeiros compromissos de discípulos, receberam pelas mãos dos fundadores a cruz e o Livro de Vida, os primeiros sinais de pertença ao carisma.
“Para mim, é uma grande alegria oficialmente fazer parte desse carisma que ajuda as pessoas a estarem onde devem estar. Um dia eu me encontrei com Cristo e hoje ofereço a minha vida para que outras pessoas vivam o mesmo.” Verônica (Missão Itália)
DISCÍPULOS:

Benjamin (Missão Canadá)

Jaxyn (Missão Canadá)

Ana Clara (Missão Portugal)

Verônica (Missão Itália)

Sophia (Missão Canadá)
Cinco missionários fizeram seus compromissos na etapa de filhos (por três anos) e oito missionários fizeram seus engajamentos de doados (definitivos) a última etapa que marca a pertença total ao carisma fundador.
FILHOS:

Diácono Carlos (Missão África), Renan (Missão Itália), Rebecca (Missão Canadá), Maria (Missão Canadá), Irmã Betânia (Missão África).
DOADOS:

Natália (Missão Portugal), Vitória (Missão Portugal), Irmã Elisa (Missão Bélgica), Irmã Leônia (Missão Itália), Irmã Francesca (Missão Itália), Irmão João Pedro (Missão Itália), Irmão João Francisco (Missão Portugal), Irmão Matias (Missão Portugal).
No dia (19) aconteceu a missa de votos na vida consagrada presidida por Dom Francisco José, Arcebispo de Évora, Portugal. Foram pronunciadas as três etapas dos votos religiosos (primeiros votos, com tomadas de hábito; votos temporários e votos perpétuos). Nos Primeiros Votos de Pobreza, Castidade e Obediência, os consagrados recebem o hábito da Comunidade, símbolo da Consagração por inteiro a Cristo, e um novo nome que marcará uma nova etapa, um novo nascimento para a vida cristã. Cinco Irmãs e três Irmãos realizaram o compromisso dos primeiros votos, que se estende pelo período de um ano, e posteriormente deverá ser renovado.
PRIMEIROS VOTOS:

Diego (Irmão João Diego)

Lauro ( Irmão João Francisco)

Lucas (Irmão João Lucas)

Tainã (Irmã Betânia)

Amanda (Irmã Amanda Maria)

Manuela (Irmã Leônia)

Nayara ( Irmã Maria José)

Monique (Irmã Francesca)
Na Santa Missa, houve também o rito de Profissão dos Votos Temporários de um Irmão e quatro Irmãs consagrados. Nesta etapa, confirma-se o compromisso assumido no primeiro “sim” e demonstra-se já o desejo de consagrar de modo definitivo e total. Este compromisso se estende por três anos. Foi realizada ainda a profissão de Votos Perpétuos, etapa de decisão definitiva de união com Deus e com a Igreja. “Com a ajuda dos dons do Espírito Santo, e a colaboração de cada um, com a graça de Deus, as virtudes vão poder contribuir para a edificação da alma consagrada” (Regra de Vida SdV nº 219). Nessa graça e nessa alegria, dois Irmãos e três Irmãs consagrados pronunciaram o seu “sim” para sempre.
VOTOS TEMPORÁRIOS:

Irmã Giovanna Maria (Missão Itália), Irmã Gianna (Missão Itália), Irmã Elisa (Missão Bélgica), Irmã Maria Madalena (Missão Portugal), Irmão John Paul (Missão Canadá).
VOTOS PERPÉTUOS:

Irmão José (Missão Portugal), Irmã Déborah ( Missão África), Irmã Agnes ( Missão Bélgica), Irmã Matilde ( Missão Bélgica), Irmão Lorenzo (Missão Itália).
Dos dia 23 a 25, as irmãs estiveram em peregrinação em Ávila e Alba de Tormes e os irmãos participaram da missa de Corpus Christi em Roma, na Basílica de Latrão com Papa Leão, concluindo o Retiro com a benção papal e intercessão de Teresa D’Ávila.

Peregrinação em Alba de Tormes
“Sou a Irmã Francesca, atualmente estou na missão de Roma, IT. Para mim foi um grande presente de Deus o retiro da Vida Consagrada da Europa 2025 em Portugal. Agradeço profundamente à Comunidade que me deu a oportunidade de conhecer, peregrinar e rezar em Fátima, Évora, Vila Viçosa, Ávila e Madri, foram momentos de convivência fraterna com nossos irmãos espalhados pelo mundo todo e grandes graças recebidas em cada lugar santo.
O mais marcante para mim foi a Tomada de hábito e o meu engajamento definitivo com a Comunidade. Recebendo o nome de Francesca e me comprometendo como doada na Comunidade eu desejo corresponder ao apelo do Senhor com toda a alegria do meu coração, rendendo ação de graças por esse chamado sublime que o bom Deus fez-me, que mesmo indigna desejo corresponder, como diz Santa Clara; ‘O maior benefício que recebemos do Pai das Misericórdias é o dom precioso da nossa vocação’.
Peço a intercessão de São Francisco de Assis e Santa Clara, para auxiliar a mim e meus irmãos que pronunciaram engajamentos e votos nesse retiro, a percorrer esse caminho de radicalidade no seguimento do Cristo pobre, casto e obediente, reconstruindo a Igreja de Deus e anunciando o Verbo de Deus que se fez Carne para a Vida do mundo.”
“O Verbo fez-se carne e habitou entre nós” João 1,14
“Estar em contato com as origens da nossa fé nos renova e consolida, a peregrinação que vivemos em Roma nos dá confiança na caminhada como peregrinos da Esperança, assim como tantos santos que foram testemunhas de fidelidade pelos lugares que visitamos, cresce em nós a confiança de continuar a caminhada até o fim.” Diácono Carlos (Missão África)