Retiro Anual da Vida Consagrada Internacional reúne missionários de seis países em Portugal
Neste Ano Santo da Esperança, o Retiro Anual da Vida Consagrada — que ocorre todos os anos no Brasil e na Europa — foi realizado de forma única e reuniu consagrados do Brasil, África, Canadá, Itália, Bélgica e Portugal. Entre os dias 12 a 21 de junho, cerca de 80 consagrados, noviços e aspirantes participaram presencialmente do retiro em Évora, Portugal, que teve como tema “Divinização das Almas e Matrimônio Espiritual.” Os demais consagrados, espalhados pelo mundo, acompanharam o retiro de forma online. Tivemos a presença dos Fundadores Diácono Georges e Marie Josette, a Moderadora Geral Irmã Maria Sarah e a Formadora Geral Irmã Cecília. O retiro teve como base o livro Caminho de Perfeição, de Teresa D´Ávila.
Uma das primeiras celebrações que foi vivida no Retiro Anual da Vida Consagrada foram os engajamentos comunitários, celebrada no dia (17) na Igreja dos Agostinianos em Vila Viçosa. A celebração foi presidida pelo cônego Silvestre Marques, postulador da causa de Chiara Lubich. Houve 18 novos engajamentos. Cinco jovens fizeram seus primeiros compromissos de discípulos, receberam pelas mãos dos fundadores a cruz e o Livro de Vida, os primeiros sinais de pertença ao carisma.
“Para mim, é uma grande alegria oficialmente fazer parte desse carisma que ajuda as pessoas a estarem onde devem estar. Um dia eu me encontrei com Cristo e hoje ofereço a minha vida para que outras pessoas vivam o mesmo.” Verônica (Missão Itália)
DISCÍPULOS:





Cinco missionários fizeram seus compromissos na etapa de filhos (por três anos) e oito missionários fizeram seus engajamentos de doados (definitivos) a última etapa que marca a pertença total ao carisma fundador.
FILHOS:

DOADOS:

No dia (19) aconteceu a missa de votos na vida consagrada presidida por Dom Francisco José, Arcebispo de Évora, Portugal. Foram pronunciadas as três etapas dos votos religiosos (primeiros votos, com tomadas de hábito; votos temporários e votos perpétuos). Nos Primeiros Votos de Pobreza, Castidade e Obediência, os consagrados recebem o hábito da Comunidade, símbolo da Consagração por inteiro a Cristo, e um novo nome que marcará uma nova etapa, um novo nascimento para a vida cristã. Cinco Irmãs e três Irmãos realizaram o compromisso dos primeiros votos, que se estende pelo período de um ano, e posteriormente deverá ser renovado.
PRIMEIROS VOTOS:








Na Santa Missa, houve também o rito de Profissão dos Votos Temporários de um Irmão e quatro Irmãs consagrados. Nesta etapa, confirma-se o compromisso assumido no primeiro “sim” e demonstra-se já o desejo de consagrar de modo definitivo e total. Este compromisso se estende por três anos. Foi realizada ainda a profissão de Votos Perpétuos, etapa de decisão definitiva de união com Deus e com a Igreja. “Com a ajuda dos dons do Espírito Santo, e a colaboração de cada um, com a graça de Deus, as virtudes vão poder contribuir para a edificação da alma consagrada” (Regra de Vida SdV nº 219). Nessa graça e nessa alegria, dois Irmãos e três Irmãs consagrados pronunciaram o seu “sim” para sempre.
VOTOS TEMPORÁRIOS:

VOTOS PERPÉTUOS:

Dos dia 23 a 25, as irmãs estiveram em peregrinação em Ávila e Alba de Tormes e os irmãos participaram da missa de Corpus Christi em Roma, na Basílica de Latrão com Papa Leão, concluindo o Retiro com a benção papal e intercessão de Teresa D’Ávila.

“Sou a Irmã Francesca, atualmente estou na missão de Roma, IT. Para mim foi um grande presente de Deus o retiro da Vida Consagrada da Europa 2025 em Portugal. Agradeço profundamente à Comunidade que me deu a oportunidade de conhecer, peregrinar e rezar em Fátima, Évora, Vila Viçosa, Ávila e Madri, foram momentos de convivência fraterna com nossos irmãos espalhados pelo mundo todo e grandes graças recebidas em cada lugar santo.
O mais marcante para mim foi a Tomada de hábito e o meu engajamento definitivo com a Comunidade. Recebendo o nome de Francesca e me comprometendo como doada na Comunidade eu desejo corresponder ao apelo do Senhor com toda a alegria do meu coração, rendendo ação de graças por esse chamado sublime que o bom Deus fez-me, que mesmo indigna desejo corresponder, como diz Santa Clara; ‘O maior benefício que recebemos do Pai das Misericórdias é o dom precioso da nossa vocação’.
Peço a intercessão de São Francisco de Assis e Santa Clara, para auxiliar a mim e meus irmãos que pronunciaram engajamentos e votos nesse retiro, a percorrer esse caminho de radicalidade no seguimento do Cristo pobre, casto e obediente, reconstruindo a Igreja de Deus e anunciando o Verbo de Deus que se fez Carne para a Vida do mundo.”
“O Verbo fez-se carne e habitou entre nós” João 1,14
“Estar em contato com as origens da nossa fé nos renova e consolida, a peregrinação que vivemos em Roma nos dá confiança na caminhada como peregrinos da Esperança, assim como tantos santos que foram testemunhas de fidelidade pelos lugares que visitamos, cresce em nós a confiança de continuar a caminhada até o fim.” Diácono Carlos (Missão África)