Ordenação de Novos Sacerdotes
No dia 20 de julho a Comunidade Sementes do Verbo celebrou a Ordenação sacerdotal do diácono Bernardo e diácono Filipe. A Missa Solene foi celebrada por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém e Bispo garante da Comunidade Sementes do Verbo, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em ocasião do XXXIV Retiro da Vida Consagrada em Belém do Pará, contou com a presença de 25 padres , 7 diáconos, dos fundadores Diácono Georges e Marie-Josette Bonneval e da moderadora geral Irmã Maria Sarah, contou também com os membros da Comunidade de Vida e Aliança, amigos e familiares.
O Rito de Ordenação Sacerdotal
A Cerimônia de ordenação foi conduzida por Dom Alberto Taveira, que realizou a imposição das mãos e a oração consecratória. O rito de ordenação sacerdotal (ou presbiteral) ocorreu na Santa Missa após a Liturgia da Palavra, e foi constituído por seis partes: eleição dos candidatos, homilia, propósito dos eleitos, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice. Também a vestição com a estola sacerdotal e a casula, e o abraço da paz foram momentos marcantes na celebração.
Uma Missão Universal
“Em virtude do sacramento da Ordem, os sacerdotes participam das dimensões universais da missão confiada por Cristo aos Apóstolos. O dom espiritual que receberam na ordenação prepara-os, não para uma missão limitada e restrita, mas sim para uma missão de salvação de amplitude universal, até aos confins da terra, dispostos, no seu coração, a pregar o Evangelho em toda a parte.” (Catecismo da Igreja Católica, 1565)
Em sua homilia, Dom Alberto destacou a importância da missão dos novos sacerdotes, enfatizando que o sacramento da ordem os prepara para uma missão de salvação de amplitude universal. Ele encorajou os novos padres ordenados a serem padres segundo o coração de Jesus, com sensibilidade para ajudar os mais necessitados e sofredores e disse: “Rezo para que sejam padres, segundo o Coração de Jesus, com uma sensibilidade especial para ir ao encontro dos mais necessitados e sofredores […]. Que vocês não fiquem na superfície, mas possam ir ao encontro das coisas mais desafiadoras e das pessoas que precisam de ajuda“.
Testemunhos dos Novos Sacerdotes:
No fim da missa Padre Filipe compartilhou que em seu coração se repete a frase: “vale a pena, vale a vida!”. Ele destacou as palavras do Papa Bento XVI: “Cristo não nos tira nada, Ele nos dá tudo!”
Padre Filipe (Wellyngton da Silva Costa), nascido em 1994, na Cidade de Chapadinha, no Estado do Maranhão, filho de Eronildo e Fabia Costa, completou seus estudos no seminário São Pio X da Arquidiocese de Belém do Pará.
“Eu descobri meu chamado dentro da realidade da Igreja, desde criança, na catequese, na infância e juventude missionária, fui sentindo desejo de servir a Deus e de passar mais tempo na Igreja, e com a experiência de rezar pelas missões, os testemunhos dos missionários, foi crescendo em mim o desejo de ser missionário, de deixar tudo para anunciar a Palavra de Deus. Desde pequeno tinha essa certeza interior e com o tempo foi se clarificando que era um chamado ao sacerdócio. Meu desejo era através dos sacramentos, das missões levar as pessoas ao encontro pessoal com Jesus.
A minha vida foi sendo moldada dentro da Igreja, no grupo dos coroinhas, encontro com a RCC (renovação Carismática Católica), ministro de catequese e formação, o descobrimento do chamado ao sacerdócio e a vida consagrada se deu através dos padres missionários da Boa Nova, uma consagração portuguesa que estava na minha paróquia cerca de 50 anos, a vida missionária me atraia muito,
Padre Bernardo expressou sua gratidão, afirmando: “Até aqui o Senhor nos ajudou!”. Ele reconheceu que o sacerdócio é um mérito compartilhado com toda a Comunidade e a família.
Padre Bernardo (Carlos Henrique de Sousa Leite), nascido em 1989, na Cidade de Zé Doca, no Estado do Maranhão, filho de João Henrique e Maria José Leite, completou seus estudos no seminário São Pio X da Arquidiocese de Belém do Pará.
“O meu chamado para a vida sacerdotal iniciou mediante uma sede que habitava no coração a partir de um retiro, diante de um acompanhamento, fui surpreso pela pergunta: será que essa sede não é o chamado ao sacerdócio? Entendi que o Senhor estava me chamando a ser padre, digo que esse chamado é ligado à Comunidade porque, antes de conhecer a Comunidade, eu não me despertei para isso. A vida Consagrada foi um caminho de descoberta, entendendo e reconhecendo a vida consagrada e sacerdotal no seio da Comunidade, por meio de todo o caminho com os acompanhamentos e revelação de Deus.”
Com a ordenação de Padre Bernardo e Padre Filipe, a Comunidade Sementes do Verbo conta com seis sacerdotes a serviço da Igreja em suas casas e missões.