Votos na Vida Consagrada no Carisma Sementes do Verbo

No dia 21/07, durante o XXXIV Retiro Anual da Vida Consagrada, celebramos a Vida Consagrada no Carisma Sementes do Verbo numa Santa Missa na Igreja do Carmo presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém do Pará e bispo garante da Comunidade, A cerimônia contou com a presença dos fundadores Diácono Georges e Marie-Josette Bonneval, da moderadora geral Irmã Maria Sarah, membros da Comunidade de Vida e Aliança, amigos e familiares.

Foram pronunciadas as três etapas dos votos religiosos, cinco missionárias foram admitidas no caminho formativo da Vida Consagrada, duas pronunciaram os primeiros votos com recebimento do hábito e nome novo; Paloma e Alane que receberam o nome novo de Irmã Gianna e Irmã Lourdes Maria, cinco os votos temporários, três votos perpétuos, entre Irmãos e Irmãs, e duas Irmãs realizaram a sua consagração pela Ordem das Virgens Irmã Luzia e Irmã Kyria.

Seguir Jesus é participar da Sua vida, seguir Jesus é ser um ‘outro Cristo’.
Você foi marcado para ser um sinal luminoso que ilumina os espaços e os corações por onde passa.
Esse mundo precisa de Cristo, mas precisa de ‘outros Cristos’, precisa de vocês!“, disse Dom Alberto aos consagrados em sua homilia.

Nos Primeiros Votos de Pobreza, Castidade e Obediência, os consagrados recebem o hábito da Comunidade, símbolo da Consagração por inteiro a Cristo, e um Novo nome que marcará uma nova etapa, um novo nascimento para a vida cristã.

A Consagração na Ordem das Virgens, faz parte da Tradição da Igreja desde os primeiros séculos, e representa uma união esponsal com o Senhor, e ao mesmo tempo uma pertença total e definitiva a Igreja.

Irmã Luzia 

Lema de consagraçã:”Eu Sou a luz do mundo(cf. Jo 8, 12)

Irmã Kyria

 Lema de consagraçã: “Por Teu amor e Tua verdade” (cf. Sl 115, 1)

 

A vida consagrada reflete o esplendor do amor, porque confessa, com a sua fidelidade, ao mistério da Cruz, que crê e vive do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo“. (São João Paulo II, em Vita Consecrata, Nº 24)

Testemunho:

Sou muito feliz de responder ao chamado do Senhor, sou feliz de ofertar a minha juventude, sei que não existe maior alegria do que estar na vontade de Deus. Posso dizer como o salmista: ´Contigo Senhor, nada mais me agrada na terra´“. (Bianca Andrade, Admissão)

A maior graça que posso testemunhar da profissão dos primeiros votos é a graça da confirmação do selo de pertença ao Senhor. No Batismo recebemos esse selo indelével, e a consagração por meio dos votos é ser revestida e tornar esse selo visível a todos, é uma graça de declaração total e de pertença a Deus. Todo o nosso amor a um Esposo único!“. (Irmã Lourdes Maria, Primeiros Votos)

Nessa etapa, desejo buscar viver o cumprimento da Lei de Deus, que é o amor, e adentrar na obediência à Verdade, que é Cristo, levando-me a responder e corresponder ao Seu chamado em particular, em um total abandono e na confiança à sua promessa de amor perene“. (Irmã Kyria, Votos perpétuos e Consagração das Virgens)

 

Categories:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
A Paz!
Como posso ajudar?