Instituição de Padre Lucas como reitor do Santuário Diocesano de São José
No 23 de março, mil fieis dos mais diversos lugares da Diocese de Tete peregrinaram ao Santuário São José de Boroma para celebrar a festa do Padroeiro São José.
As atividades iniciaram no sábado, com a Santa Missa celebrada por D. Diamantino, seguindo com um momento de Adoração conduzido pelos missionário da Fazenda da Esperança. A noite seguiu com uma bela procissão luminosa e oração do Santo Terço até a gruta dedicada à Virgem Maria, onde os fieis depositavam suas intenções de oração. Durante a Vigília de Adoração que seguiu por toda noite, os peregrinos puderam receber a graça da Confissão e também do acompanhamento espiritual.
No domingo, Pe. Lucas conduziu a catequese sobre o Ano Jubilar e as graças da Porta Santa. Houveram também momentos de animação, lovor e teatro, preparado pelos grupo de jovens da paróquia. Um dos pontos mais altos da Peregrinação foi a instituição da Igreja de Boroma como Santuário Diocesano e nomeação do Pe. Lucas como seu reitor.
A igreja, que passou por invasões e profanações no período dos conflito
s armados em Moçambique, foi rededicada, marcando assim uma nova etapa na história de Boroma! A Missa de encerramento marcou também o fim da visita pastoral de D. Diamantino à região de Boroma. Na celebração, repleta de devoção e alegria dos peregrinos, 28 pessoas receberam o Sacramento da Crisma das mãos do Bispo.