“De graça recebi, de graça devo dar” é um video baseado no testemunho de Irmão Jeremias, consagrado na Comunidade Sementes do Verbo. Nascido e criado numa favela da zona norte do Rio de Janeiro, Irmão Jeremias encontrou em Deus e na Comunidade a força e proteção necessárias para descobrir a sua vocação como filho de Deus. Hoje como missionário no Santuário São José de Boroma, Moçambique, Irmão Jeremias nos apresenta a sua história reconhecendo o amor e cuidado que recebeu de Deus ao longo da sua vida.
A Revista Tolle Et Lege
É com grande alegria que anunciamos o relançamento da revista Tolle et Lege. Nos últimos anos, a Comunidade Sementes do Verbo testemunhou uma profunda expansão, semeando o seu carisma em diversas terras e respondendo com fidelidade ao apelo do Espírito e ao chamado urgente da Igreja para uma Nova Evangelização. À medida que as casas missionárias florescem e novas realidades surgem na “Vinha do Senhor” (Is 5,7), novos desafios nos chamam a aventurar-nos em territórios desconhecidos da comunicação e do testemunho. Assim, tornou-se necessário e providencial apresentar, através desta publicação, as experiências ricas e variadas da Comunidade em todo o mundo, oferecendo uma visão unificada – em palavras e imagens – da vida que brota do Evangelho semeado em solos tão diferentes. O sopro do Espírito nos chama a um novo Pentecostes — uma renovação onde o amor divino amplia os corações, transforma ruínas em esperança e incendeia novamente a Igreja com a missão.
Hoje, em meio a um mundo fragmentado e comunidades cansadas, somos convidados a deixar que a “brisa suave” do Espírito nos cure, reconstrua e guie. Desde o Concílio Vaticano II até a experiê
ncia da Universidade Duquesne, desde as liturgias renovadas até o renascimento de missões como Boroma, o Espírito tem sussurrado: voltem à Fonte. Seja através do silêncio contemplativo, do canto no Espírito ou da evangelização corajosa, o chamado permanece o mesmo — encontrar Cristo profundamente e proclamá-Lo com ousadia. Este tempo não é de estratégias ou grandes gestos. É de coerência de vida, de unidade de alma e corpo, de educação do coração no amor. É de redescobrir a nossa sede de Deus, como fez Santo Agostinho, percebendo que só n’Ele se encontra a verdadeira paz. A renovação da Igreja passa pelos jovens, pelas vidas consagradas, pelas famílias missionárias e pelas comunidades leigas que, cheias de “parresia”, ousam atravessar oceanos de incerteza. Como sementes nas mãos do Semeador, elas caem onde o Espírito quer, gerando novos santuários, casas missionárias e testemunhos vivos de fé, esperança e caridade. É tempo de primavera – tempo de fl ores, de canto e de vida nova. Que possamos acolhê-Lo com ramos nas mãos, oferecendo nossas vidas pela Nova Evangelização. Com confiança na Providência, cantemos: “Hosana àqueles que vêm em nome do Senhor!” E caminhemos juntos, semeando sementes de eternidade.
André Paxiuta
Edições anteriores
Disponível na nossa loja online e nas Casas de Missão Sementes do Verbo

