Novos Compromissos Comunitários no 22º Retiro Anual.
Um Passo Importante na Vida Comunitária:
No dia (12), a Comunidade Sementes do Verbo celebrou os engajamentos comunitários durante o22º Retiro anual da Vida Comunitária, A Comunidade tem como carisma acolher todas as vocações e, para além da vocação específica de cada comunitário, todos são chamados a viver uma vocação comunitária comum, comprometendo-se gradualmente nas etapas de: discípulos a primeira etapa de engajamento o missionário se compromete por um ano, recebe a Cruz e o Livro de Vida no dia do engajamento. Na etapa de filhos o missionário se engaja por mais três anos e a etapa de doados onde se entrega para toda a vida.
Foram 24 comunitários que pronunciaram seus engajamentos com a Comunidade, sendo 14 os que entram na etapa de discípulos, sete na etapa de filhos e três na etapa de doados. A celebração foi presidida por Dom Alberto Taveira, na presença dos nossos fundadores Diácono Georges e Marie-Josette, a moderadora geral Ir. Maria Sarah e a formadora geral, irmã Cecília.
Entendendo as etapas de Engajamento:
Segundo o livro de vida da comunidade, o caminho de cada membro é estruturado em etapas claras.
“A escola de discípulos é a segunda etapa e o primeiro engajamento temporário. Esta segunda etapa consiste no primeiro engajamento de um ano, significado pelo recebimento da cruz da Comunidade (…) Nessa etapa, o candidato aprofunda o carisma fundador da Comunidade a fim de corresponder ao chamado de Deus.” LdV 186, 1-2.
“A terceira etapa consiste num segundo engajamento de três anos (…) Nessa etapa, o candidato é chamado ‘filho’ ou ‘filha’, e leva uma vida comunitária em todas as suas exigências, em preparação para o engajamento definitivo.” LdV 187, 1-3.
“Nessa etapa, que o faz entrar no engajamento definitivo, o candidato é chamado de ‘doado’ ou ‘doada’. Ele aceita ter ainda que se converter, na descoberta da sua própria responsabilidade e quando se confrontar com suas dificuldades e fragilidades pessoais. Para ser engajado definitivo na Comunidade, cada membro deve ter vivido anteriormente cada uma das diferentes etapas de engajamento.” LdV 188, 2-3, 11