Admissão às Ordens Sacras
No último dia 23, no histórico Convento de Santa Helena do Monte Calvário, em Évora, foi celebrada a Santa Missa com o rito de Admissão às Ordens Sacras do Ir. Francisco Maria e do Ir. Matias, membros da Comunidade Sementes do Verbo.
A celebração foi presidida por Dom Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, e reuniu membros da Comunidade, irmãos consagrados, familiares e amigos, que acompanharam com alegria este importante passo no caminho vocacional dos seminaristas.
Estiveram também presentes o Diác. Georges, Marie-Josette e Ir. Maria Sarah.
Durante a homilia, Dom Francisco Senra dirigiu palavras profundas aos admitidos, recordando que a vocação sacerdotal nasce sempre de um chamado pessoal de Cristo.
Inspirando-se no diálogo entre Jesus e Pedro, o arcebispo destacou que Deus chama cada vocacionado de maneira concreta e única, respeitando sua história, personalidade e dons próprios.
Segundo explicou, este chamado manifesta-se agora de forma mais explícita no caminho presbiteral, que os irmãos começam a trilhar através da admissão.
Outro ponto central da homilia foi o convite a cultivarem sempre a consciência da própria dignidade humana e cristã.
Recordando o testemunho de São Paulo, o arcebispo ressaltou que o apóstolo soube defender sua dignidade e liberdade sem cair em falsas humildades.
Dom Francisco exortou os candidatos a viverem o caminho vocacional com maturidade, responsabilidade e equilíbrio, sem perderem a consciência da própria identidade e do valor recebido de Deus.
O arcebispo recordou ainda que a raiz da santidade cristã não está, em primeiro lugar, no sacerdócio ministerial, mas no Batismo.
Alertando para o risco de esquecer a centralidade da vocação batismal ao longo da caminhada rumo às Ordens Sacras, destacou também a beleza desta vivência no carisma missionário da Comunidade Sementes do Verbo.
Atualmente, o Ir. Francisco Maria e o Ir. Matias realizam sua formação no Seminário Dom Manuel Mendes, em Évora, juntamente com outros seminaristas da Comunidade que se encontram em diferentes etapas formativas.
Bendigamos ao Senhor pelos primeiros passos destes dois irmãos rumo ao sacerdócio ministerial. Que a Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, interceda por suas vocações e os conduza com fidelidade e perseverança no seguimento de Cristo.
Chuva de Bênçãos para a vida nova dos irmãos. 🙏🙏🙏