Ordenação de Novos Sacerdotes

No 22º retiro anual da Vida Comunitária, a Comunidade celebrou as ordenações sacerdotais dos diáconos Marcos, João Batista e João Gabriel. A Cerimônia solene foi presidido pelo bispo garante da Comunidade Sementes do Verbo, Dom Alberto Taveira, na presença dos fundadores, diácono Georges e Marie-Josette, juntamente com a moderadora geral, Irmã Maria Sarah e a formadora geral Irmã Cecília, Cônego Roberto Emilio, Reitor do Seminário São Pio X, Cônego Vladian Alves Membro do Conselho Presbiteral, treze sacerdotes da arquidiocese de belém do Pará e quatro diáconos, além de membros da aliança e amigos.

O rito de ordenação sacerdotal é muito rico e cheio de significados, é dividido em seis partes: eleição dos candidatos, homilia, propósito dos eleitos, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice, além do momento marcante da estola e casula sacerdotal.

Em sua homilia, Dom Alberto enfatizou que a vocação do padre é a de estar com Jesus e ficar perto dele. “Fiquem perto do Senhor, Nele está a nossa força. Não está na sua capacidade pessoal, mas na força do Senhor. O Senhor os chama para que vocês se doem. Vocês poderão ser bons padres se se esvaziarem completamente. O padre deve desaparecer para que Jesus resplandeça. Essa é a vocação do sacerdote.”

TESTEMUNHO VOCACIONAL: 

 

 

Padre Marcos (Ademílton de Lima Liberalino), nascido em 1977, em Salvador – Bahia, filho de Josué Queiroz Liberalino e Maria Neide Reis Lima, completou seus estudos no seminário São Pio X da Arquidiocese de Belém do Pará em 2023.

Recebi o chamado de Deus em um retiro da Semana Santa na Comunidade, Deus falou em meu coração e confirmou o seu chamado em minha vida no ano sabático durante as formações e missões. Eu me sinto realizado com esse chamado que Deus me fez, sou muito feliz, quero, de verdade, mostrar ao mundo essa alegria de ser padre, ser padre é muito bom!

Lema sacerdotal: “Mas o que perseverar até o fim será salvo” (Mc 13,13).

 

Padre João Gabriel (Gabriel do Prado Martinazzo), nascido em 1996, na cidade de Porto Nacional, em Tocantins, filho de Gilmar Martinazzo e Jane Teixeira do Prado Martinazzo, completou seus estudos no seminário São Pio X da Arquidiocese de Belém do Pará em 2023.

“Em 2013, participei da JMJ no Rio de Janeiro, no momento da adoração vivi um momento de abertura nova. Dois meses depois, meu pároco da minha cidade de origem me convidou para um retiro vocacional. Ao participar deste encontro, uma pergunta brota em meu coração: ‘Por que não ser padre?’

Tendo-me colocado em oração durante o período do ano sabático, todos os dias na adoração Eucarística, eu me perguntava: ‘Senhor, eu devo realmente ser padre, é essa a minha vocação?’ Um acontecimento fundador foi quando eu ajudei um sacerdote na celebração de uma missa, ia ser celebrado o sacramento do matrimônio e quando o padre fazia a homilia eu contemplava o sacerdote e naquele momento, contemplando a beleza do matrimônio e, ao mesmo tempo, reconhecendo, depois de um caminho de vários sinais, aquele momento eu era livre de abraçar a direção para qual Deus me apontava então eu pude dizer: eu abraço o sacerdócio.

Eu nasci para ser sacerdote, e quanto mais eu vou respondendo a esse chamado, e me deixo conduzir por Deus, tanto mais eu me realizo e sou feliz.”

Lema sacerdotal: “Sê uma benção” (Gn. 12, 2).

 

Padre João Batista (Gabriel Silva Sampaio), nascido em 1994, em Belém do Pará, filho de João Bosco Maia Sampaio e
Socorro de Fátima da Silva Viégas completou seus estudos no seminário São Pio X da Arquidiocese de Belém do Pará em 2023.

” O chamado ao sacerdócio veio no dia 24 de junho de 2016, estava servindo numa feira diocesana num encontro vocacional e um grupo de seminaristas me abordou neste evento e me perguntou “você já pensou em ser padre?” eu fui percebendo que eu estava a minha vida inteira só esperando aquela provocação. A confirmação do meu chamado veio a partir da oração em primeiro lugar e do acompanhamento espiritual que me ajudou a traduzir toda essa sede que eu carregava no meu coração, todas as inquietações que eu tinha.

Hoje sou feliz de estar na vontade de Deus, de poder corresponder a esse chamado, eu quero ser um sacerdote santo para a vida do mundo. Eu nasci para ser sacerdote!”

Lema sacerdotal: “Verdadeiramente, o Senhor ressuscitou” (Lc 24, 34).

 

Categories:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
A Paz!
Como posso ajudar?