No dia 16 de dezembro, Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará e bispo garante da Comunidade Sementes do Verbo, celebrou a ordenação diaconal dos irmãos consagrados SdV irmão Bernardo e Filipe, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belém do Pará. Toda a Comunidade e a Arquidiocese de Belém do Pará se alegraram com a ordenação dos neodiáconos, assim como seus amigos e familiares reunidos para testemunhar esse importante passo no caminho vocacional de nossos irmãos.
Durante a celebração, que ocorreu durante o XXI Retiro Anual da Vida Comunitária, cada um deles anunciou a Palavra Bíblica que escolheu como síntese do seu mistério. Diácono Bernardo escolheu como lema “Para que todos sejam um” (Jo 17, 21), manifestando que se sente interpelado a ser um sinal de unidade no coração da Igreja, e Diácono Filipe escolheu “Pela misericórdia e verdade” (Pr 16, 6), expressando esses dois movimentos sempre presentes no Sagrado Coração de Jesus, e que também deseja seguir.
Os diáconos servem o povo de Deus, em comunhão com os Bispos e os presbíteros, através da liturgia da Palavra e da caridade, e o diaconato é exercido na Igreja sob duas modalidades: permanente e transitório. No caso dos diáconos Bernardo e Filipe, trata-se do diaconato transitório, uma etapa importante para aqueles que são candidatos a ordenação sacerdotal.
Por Ir. João Batista
Assessoria de comunicação SDV, Belém/ PA.