ESTADOS DE VIDA | SEMENTES DO VERBOLeigos Missionários
“Quem tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que está presente e o ouve, é tomado de alegria à voz do esposo. Essa é a minha alegria e ela é completa.” (Jo 3, 29)
"O celibatário não é posto à parte da vida, mas ao contrário vive desde já por antecipação essa vida do Reino dos Céus e pode ter uma grande fecundidade."
LdV 205,25

Na Comunidade, esse estado de vida reúne aqueles (a) que pensam na vida consagrada, mas que devem ainda caminhar, os que aspiram ao casamento mas que esperam seu futuro cônjuge, os membros que, no frescor da sua juventude ainda não se puseram a questão do seu estado de vida e aqueles se encontram em uma santa indiferença, permanecendo disponíveis à vontade de Deus.
Missionário
Sementes do Verbo
Não é uma situação
intermediária,
em cima do muro, ou, como poderia sugerir o mundo, uma vocação não consumada, inacabada. O que caracteriza o leigo celibatário é a sua disponibilidade para a comunidade e o Reino de Deus. Não é uma disponibilidade para si mesmo, ou para o seu bem-estar, ou seu conforto, mas para o serviço dos irmãos. Não é uma vida de independência, mas de oferenda ao Senhor e de dom de si à Comunidade.

O estado de vida não é
um fim em si mesmo
mas um meio dado pelo Senhor para um único objetivo que é o Céu e a santidade. Enquanto batizados, mas sobretudo, enquanto Comunidade Sementes do Verbo, somos todos chamados à mesma santidade, à mesma vida comunitária, ao mesmo carisma fundador, em carismas e estados de vida diferentes.










