Dois jovens que nos mostram o caminho para o alto

Hoje, dia 07 de setembro, na missa solene de canonização, o Papa Leão XIV destacou a alegria da juventude vivida na santidade no dia a dia. Na homilia, iniciou refletindo sobre a primeira leitura do Livro da Sabedoria, em que o jovem rei Salomão pede a Deus a sabedoria para bem governar e não desperdiçar os dons recebidos, “Na verdade, ele percebeu que só assim tudo encontraria o seu lugar no grande desígnio do Senhor, sim, porque o maior risco da vida é desperdiçá-la fora do projeto de Deus”. Disse o papa.

No Evangelho  fala sobre carregar a cruz e renunciar a tudo para seguir Jesus. “Essa passagem é um convite direto de Cristo, a aventura que ele nos propõe com a inteligência e a força que vem do seu espírito na medida que nos desapegamos”

Os jovens, ao longo da história, enfrentaram esse mesmo desafio: viver ou não para Deus. Entre os exemplos, o papa citou a história de São Francisco de Assis e Santo Agostinho, que transformaram suas vidas após ouvirem e acolherem o chamado do Senhor.

Olhemos para São Pier Giorgio Frassati um jovem no início do século XX e um adolescente dos nossos dias, Carlo Acutis, ambos apaixonados por Jesus e prontos a dar tudo ao Senhor.

Pier Giorgio Frassati:

Nascido em 1901, na Itália, Pier Giorgio Frassati, um jovem alegre, comprometido com a fé e com os pobres. Participava de diversos movimentos católicos, como a Ação Católica e a Conferência de São Vicente de Paulo, e era conhecido por levar pessoalmente ajuda aos necessitados de Turim.

Seus amigos o apelidaram de “Frassati Transportes” por vê-lo sempre carregando doações pelas ruas. Para o Papa, ele representa “uma luz para a espiritualidade leiga” e um exemplo de engajamento social e político à luz do Evangelho.

Frassati morreu aos 24 anos, vítima de poliomielite, e deixou como legado uma vida dedicada à oração e à caridade. Em suas palavras:

O dia da minha morte será o mais belo da minha vida.

Carlo Acutis: 

Carlo Acutis, nascido em 1991, adolescente apaixonado por Jesus, especialmente na Eucaristia. Desde pequeno integrava em sua rotina a oração, os sacramentos, os estudos, o esporte e a ajuda aos mais pobres. Ficou conhecido por criar um site que catalogava milagres Eucarísticos, usando a internet para evangelizar. Carlo faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, e ofereceu seus sofrimentos por amor a Deus e à Igreja.

“Diante do sol, a gente se bronzeia. Diante da Eucaristia, a gente se torna santo.”

Ao final da homilia, o Papa Leão deixou uma mensagem clara aos jovens: “Pier Giorgio e Carlo são um convite a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para o alto e transformá-la em uma obra-prima”.

Eles nos mostram que a santidade é possível mesmo na juventude, mesmo em meio aos desafios de hoje. É a santidade da ‘porta ao lado’, feita de pequenos gestos, mas de um amor muito grande”, afirmou.

 

 

foto reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não eu, mas Deus.” – Carlo Acutis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Verso l´alto.” – Pier Giorgio Frassati

 

 

0 0 votos
Classificação do Artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recentes
Mais artigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários