Nasceu em Palmas-TO, Brasil fundada pelo casal Diác. Georges e Marie-Josette por chamado do primeiro Arcebispo da Arquidiocese, Dom Alberto Taveira Corrêa (hoje Arcebispo Emérito de Belém-Pa).
Fundada em 16 de julho de 2004, é uma Associação Privada de Fiéis, com personalidade jurídica, com o decreto de reconhecimento e aprovação canônica, aos vinte e nove dias do mês de março de 2005, pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa. Na mesma data, em 2005, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.
Faz parte das Comunidades Novas da Igreja Católica e é membro do CHARIS, Associação Internacional reconhecida pela Santa Sé. A Comunidade está presente em vários países, com diversas casas e missões. Reunindo membros de diversos estados de vida (consagrados, famílias, viúvos, padres e leigos), numa vida doada, a tempo integral, a serviço da evangelização.
A Comunidade tem como carisma tornar a Palavra de Deus acessível a todos e fazer crescer, em cada um, a dignidade de filhos e filhas do Senhor. Busca transmitir “o que ouviu, o que viu e contemplou” de Cristo Palavra, por meio de iniciativas que integram espiritualidade, formação e ação missionária. Procura descobrir e valorizar as “Sementes do Verbo” escondidas nos corações e nas vidas humanas.
É contemplativa através da relação cotidiana com o Senhor através da vivência diária da Liturgia das Horas, da Adoração Eucarística, da Lectio Divina, da Santa Missa e da oração pessoal. O Espírito Santo e a Palavra de Deus são os princípios e os agentes regeneradores vocação SdV.
Como a Igreja, a nossa Comunidade também é missionária: não existe para si mesma, mas existe para espalhar a Boa Nova do Cristo Ressuscitado, do seu Reino eterno a todos, especialmente para os mais pobres e desprovidos.
"Ninguém pode ser verdadeira testemunha, se antes não contemplou o Mistério que vai anunciar."
(Livro de Vida SDV 13,5)
Vida de oração e de união a Deus, em particular através da liturgia, Eucaristia diária e a adoração
Formação centrada na Palavra de Deus, tanto a nível humano quanto espiritual
Por meio do serviço, obediência, oração fraterna, misericórdia e perdão.
Vida Missionária, no anúncio da Boa Nova da Salvação, com atenção e serviços particulares com os mais pobres
Mãe do Verbo, que nos ajuda a tornarmos mais servos e discípulos missionários do Verbo
Coração de Jesus
A Comunidade adere à espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, pois é chamada a entrar na profundidade contemplativa e na visão ampla e escatológica (Duc in altum), com a Virgem Maria e com o discípulo “bem-amado”, São João, ambos aos pés da cruz. Buscamos nos deixar transpassar o coração, por este “Coração que tanto amou aos homens” (Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque).
Virgem Maria
A espiritualidade mariana vivida na Comunidade é, antes de mais nada, bíblica e eclesial que nos conduz às profundidades da Palavra e do ensino do Magistério, em particular, a partir do Concílio Vaticano II. Maria, Mãe do Verbo, nos leva até Jesus de forma equilibrada, encarnada, realista e humana. Sua presença é acolhida através da escuta e da vivência da Palavra de Deus, na meditação rezada do Rosário, no serviço dos irmãos, na fidelidade aos engajamentos e na obediência aos apelos do Espírito Santo.
Liturgia
Vivemos a liturgia como o lugar da celebração dos Mistérios de Cristo, mas também da nossa evangelização, catequese e santificação cotidiana. Antes de ser uma celebração, a liturgia é um acontecimento na nossa vida, que nos convida a uma profunda relação do nosso coração ao Coração de Jesus. Cantada e rezada, ela bebe do tesouro da tradição assim como o que Espírito Santo realiza de novo sobre a Igreja.
Apóstolo e Evangelista, é a grande Testemunha de Cristo, Verbo da Vida. Foi através dele que recebemos o nome da nossa Comunidade. Nos ensina continuamente a vocação à vida espiritual de nossa Comunidade, tanto pela contemplação, como pela qualidade de relações com Deus e com nossos irmãos.
A Comunidade se confia à intercessão e proteção paterna daquele que mostrou o rosto do Pai a Jesus, e que, silenciosamente, através dos séculos, continua a vigiar sobre o Corpo Místico de Cristo. Pedimos que ele proteja Jesus em nossa Comunidade, em nossos corações, nossos chamados e nossas vidas e nos ajude a permanecer fiéis. Como chefe da Sagrada Família, também lhe confiamos cotidianamente todas as necessidades espirituais e materiais das nossas casas de missões.
A Comunidade se refere e se confia a esses dois grandes Apóstolos, colunas da Igreja. Pedro, homem simples, pescador do lago de Tiberíades; Paulo, o erudito da Torá. Ambos, nas suas diferenças e
complementaridades, são necessários à construção do Corpo de Cristo.
Buscamos pela intercessão desses dois Apóstolos para obter um profundo espírito eclesial e um zelo indefectível como o deles, para chegarmos até o fim da nossa missão.
Apóstola dos Apóstolos, escolhida por Jesus para anunciar Sua Santa Ressurreição, ela arrasta a nossa Comunidade para correr na alegria do anúncio vitorioso de Cristo sobre toda morte e pecado.
Pedimos sua intercessão para que tenhamos um coração ardente do
fogo do Espírito e o zelo pela evangelização e pelo anúncio da Boa Nova de Jesus Ressuscitado.
A Comunidade se confia a ela, enquanto Doutora da Igreja, no que toca a pregação do Verbo e para crescer cada vez mais no amor à Igreja. Buscamos sua intercessão particularmente para as missões de evangelização junto aos jovens nas escolas e nas paróquias, ela que soube criar as “tropas” de evangelização.
Virgem e Doutora da Igreja, a Comunidade se confia à Santa Teresa a fim de receber a sabedoria e a santidade na Escola do Carmelo, para a condução e o crescimento das almas que o Senhor nos confia. Confiamos à sua intercessão nossas fundações assim como a nossa vida de oração, as etapas dos nossos engajamentos, os nossos
combates e progressos espirituais.
Representa para nossa Comunidade, a sabedoria da ciência do Amor
revelada aos pequeninos, no entanto com a grandeza e profundidade da vida de união a Deus. A Comunidade se entrega à sua intercessão para obter as graças de abandono filial, o
sentido da oferenda e do sacrifício.
Ela nos mostra o caminho do verdadeiro dom de si para com os mais desfavorecidos. A Comunidade se apoia sobre sua intercessão para conservar em seu seio e em cada um, o autêntico espírito missionário, na renúncia a si mesmo, na verdadeira compaixão pelos pobres e numa fé mais forte que todos os medos.
A Comunidade se confia a ele, enquanto Pastor incansável e testemunha da esperança, no que toca a vivência profunda da fé e o anúncio alegre do Evangelho. Inspiramo-nos no seu amor radical por Cristo e na sua entrega à Igreja, para que toda a nossa missão seja marcada pela coragem e pela misericórdia. Buscamos sua intercessão especialmente na evangelização das famílias e dos jovens, seguindo seu exemplo de proximidade, diálogo e ardor missionário, ele que soube abrir as portas de Cristo a uma geração inteira.
Diác. Georges e Marie-Josette, Fundadores da Comunidade Sementes do Verbo
Georges e Marie-Josette Bonneval são casados há mais de 50 anos. Foi através do SIM dado a Deus por eles que o Espírito Santo teve livre acesso para gerar o carisma em seus corações. Georges exerce o seu Ministério Diaconal dentro da Comunidade e, junto com Marie, “Proclamam a Palavra”. Após a descoberta e a cura de um câncer fulminante aos 23 anos, Georges foi conduzido ao encontro de Cristo Vivo e da sua Igreja, através, sobretudo, da descoberta apaixonada dos escritos de São Paulo. Desde então, consagrou – com Marie-Josette – toda a sua vida à Nova Evangelização.
Preencha o formulário abaixo ou acesse as nossas redes sociais