O Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa, sob os cuidados da Comunidade Sementes do Verbo, recebe a 3ª Feira da Doçaria Conventual “Lurdes Ramos”, que nesta edição presta homenagem a Lurdes Ramos e Ana Soeiro, impulsionadoras do evento falecidas em 2025.
O evento reuniu 19 expositores, que trouxeram seus doces para serem conhecidos, apreciados e também para concorrer ao prêmio de melhor doce conventual do ano. Durante os três dias, a feira contou com atrações de música alentejana e oficinas para crianças aprenderem a fazer biscoitos.
A iniciativa contribui para dinamizar a economia e a cultura local, destacando a gastronomia como um importante atrativo turístico ligado ao patrimônio da vila, destacou o prefeito da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio José.
Fotos : Hugo Calado.
A doçaria conventual portuguesa, originária de conventos e mosteiros, caracteriza-se pelo uso abundante de açúcar, gemas de ovos e frutos secos, e pela criatividade na elaboração de receitas. Com exemplos como pastel de Belém, papo de anjo, leite-creme e fios de ovos, essa tradição surgiu do aproveitamento de ingredientes disponíveis, como o excedente de gemas, e do tempo e habilidade das freiras e frades. A partir do século XVIII, com a extinção de ordens religiosas, muitos destes doces passaram a ser vendidos, tornando-se parte da identidade gastronômica e cultural de Portugal. fonte: wikipedia